domingo, 26 de abril de 2009

Ciúmes do Mar




Foi justamente por ocasião de uma lição de astronomia, à praia da Glória... Sabes que alguma vez a fiz cochilar um pouco. Uma noite perdeu-se em fitar o mar, com tal força e concentração, que me deu ciúmes.

-Você não me ouve, Capitu.
-Eu? Ouço perfeitamente. Você... você falava de Sírius.
-Qual, Sírius, Capitu. Há vinte minutos que eu falei de Sírius.
-Falava de... falava de Marte, emendou ela apressada.

Realmente, era de Marte, mas é claro que só apanhara o som da palavra, não o sentido. Fiquei sério, e o ímpeto que me deu foi deixar a sala; Capitu, ao percebê-lo, fez-se a mais mimosa das criaturas, pegou-me na mão, confessou-me que estivera contando, isto é, somando uns dinheiros para descobrir certa parcela que eu não achava.

-Mas que libras são essas? perguntei-lhe no fim.
Capitu fitou-me rindo, e replicou que a culpa de romper o segredo era minha. Ergueu-se, foi ao quarto e voltou com dez libras esterlinas, na mão; eram as sobras do dinheiro que eu lhe dava mensalmente para as despesas.

-Tudo isto? Quem foi o corretor?
-O seu amigo Escobar.
Como é que ele não disse nada?
-Foi hoje mesmo.
-Ele esteve cá?
-Pouco antes de você chegar; eu não disse para que você não desconfiasse.

[...]

Se não fosse a astronomia, não descobriria eu tão cedo as dez libras de Capitu; mas não é por isso que torno a ela, é pra que não cuides que a vaidade de professor é que me fez padecer com a desatenção de Capitu e ter ciúmes do mar. Não, meu amigo. Venho explicar-te que tive tais ciúmes pelo que podia estar na cabeça de minha mulher, não fora ou acima dela. É sabido que as distrações de uma pessoa podem ser culpadas, metade culpadas, um terço, um quinto, um décimo de culpadas, pois que em matéria de culpa a graduação é infinita. A recordação de uns simples olhos basta para fixar outros que os recordem e se deleitem com a imaginação deles.


Machado de Assis em Dom Casmurro

Um comentário:

Anônimo disse...

Se tem uma coisa q me arrependo de quando eu estava no ensino médio, foi ter criado um bloqueio em relação à literatura brasileira. Talvez pq me impusessem os livros, n sei...
Só vi a mini-série na Globo e gostei mto. Mas na minha infantilidade, guardei mais as músicas do q as imagens :P

Se puderes, (verbo irregular, né?) bota trechos de outros livros? Cansei de ler literatura latino-americana-não-brasileira. E tb, se não for pedir demais, recomenda umas leituras =]

Sempre em frente =]
Dia bonito, hj, né?! E qd não..?!

Anônimo de sempre!